Instituto ÇaraKura

Carregando...
Redes sociais:
RSS

Indicar página

Bioconstrução na Casa da Bruxa

A bioconstrução é um conceito muito antigo que engloba diversas técnicas de construção, vem sendo utilizado tanto na fase de projeto, com a escolha dos materiais e das técnicas de construção adequadas, como ao longo do uso da edificação, através da gestão e tratamento dos resíduos e da eficiência energética. Atualmente, a bioconstrução vem sendo desenvolvida na elaboração de projetos ambientalmente sustentáveis e de baixo impacto ambiental que visam o desenvolvimento e a construção de ambientes em equilíbrio e harmonia com a natureza.

Como dito anteriormente, existem várias técnicas de bioconstrução que podem ser utilizadas de acordo as necessidades e os recursos disponíveis no local. No caso do Hotel SESC Cacupé em Florianópolis, foi desenvolvido, em parceria com o Instituto ÇaraKura, uma bioconstrução com formato do chapéu de bruxa, resgatando uma lenda típica da cultura da ilha de Florianópolis e valorizando essa temática, que é um dos eixos transversais das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas no Hotel SESC Cacupé.

  

Para a concepção do espaço pedagógico do SESC Cacupé, foi priorizado o uso de materiais já existentes no local, como as pedras e a terra. A técnica de bioconstrução aplicada utilizou, portanto, uma fundação de pedras, uma estruturação das paredes e da cobertura com uma trama de bambus e o preenchimento da trama é feito com CALFITICE, uma técnica desenvolvida na Colômbia que combina uma mistura de cal, fibras, terra e cimento, e que vem sendo a principal técnica aplicada nos Projetos de bioconstrução do Instituto Çarakura.

Após a aplicação da massa também foram utilizados “sacos de cebola” para recobrimento da massa, o que aumenta a resistência da estrutura. A porta de entrada foi elaborada com bambus e peças de acrílico. A iluminação natural do espaço e a reutilização de materiais também foram contempladas no Projeto, a partir da inserção de garrafas de vidro na estrutura da cobertura, permitindo a economia de energia elétrica e a diminuição de resíduos que serão encaminhados para o aterro sanitário.

Para maiores informações sobre projetos e atividades do Instituto Çarakura entre no nosso site http://www.institutocarakura.org.br/, curta a nossa página no facebook https://www.facebook.com/carakura.instituto/ ou entre em contato conosco através do email carakura.instituto@gmail.com ou pelos telefones 3338-8722 e 3266-8527.

E para conhecer o Projeto de Bioconstrução da Casa da Bruxa e os outros Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos no Hotel SESC Cacupé, o endereço é Estrada Haroldo Soares Glavan, 1670 em Cacupé, Florianópolis-SC. O contato também pode ser feito pelo telefone (48) 3231-3204 ou pelo e-mail: hotelcacupe@sesc-sc.com.br.

Dica Çarakura:

Com o intuito de promover o tema da bioconstrução, o Ministério do Meio Ambiente disponibiliza gratuitamente uma cartilha para capacitação e informação acerca do tema e das metodologias. Acesse a cartilha aqui.

Comentários

Adicionar comentário