Instituto ÇaraKura

Carregando...
Redes sociais:
RSS

Indicar página

Iniciativa Rio Alimentação Sustentável

Formada por uma aliança entre organizações da sociedade civil, governo e instituições de pesquisa, sob coordenação da Conservação Internacional (CI-Brasil) e WWF-Brasil, a iniciativa Rio Alimentação Sustentável tem como objetivos apoiar o Comitê Rio 2016 na viabilização da oferta de alimentos saudáveis e sustentáveis para os Jogos Olímpicos de 2016; e planejar o seu legado para o Rio de Janeiro e o Brasil em uma plataforma com resultados transformadores nas cadeias de valor de alimentos.

A iniciativa segue como exemplo os Jogos Olímpicos de Londres em 2012, classificados como os mais “verdes”, os mais ecológicos já realizados. David Stubbs, Responsável de Sustentabilidade dos Jogos de Londres 2012, explica que a região onde foi construído o complexo “era uma zona abandonada e contaminada. Os rios estavam poluídos e os edíficios destruídos.” Este foi o primeiro grande evento a medir a pegada de carbono: a avaliação iniciou na construção das infraestruturas e terminou com o fim das Olimpíadas. Até a tocha olímpica foi mudada para consumir menos combustível.

O Instituto Çarakura está organizando junto com a WWF-Brasil um banco de dados e estado da arte sobre a produção e fornecimento de alimentos orgânicos de acordo com parâmetros de sustentabilidade e bem-estar animal, identificando critérios qualitativos de classificação e viabilidade de aquisição dos produtos com fornecedores responsáveis, no âmbito da iniciativa Rio Food Vision.

        

Comentários

Adicionar comentário