Instituto ÇaraKura

Carregando...
Redes sociais:
RSS

Indicar página

III Seminário de Gestão e Criação de Unidades de Conservação

Florianópolis sedia evento sobre gestão e criação de áreas protegidas

Florianópolis vai sediar, no dia 18 de agosto, a terceira edição do Seminário de Criação e Gestão de Unidades de Conservação. Organizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb - UFSC) e pelo Instituto Çarakura, o evento é gratuito e conta com diversificada programação de palestras, painéis, debates e grupos de trabalho. As atividades serão realizadas no Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Bianual, o Seminário foi criado em 2012 e visa difundir conhecimentos, ações e práticas que potencializem e melhorem o desempenho na gestão das áreas protegidas da região Sul do Brasil, além de contribuir para uma efetiva simbiose entre a conservação e ação humana nestes espaços.

O Seminário cresce desde a primeira edição e reúne autoridades e especialistas com o intuito de difundir conhecimentos e melhores práticas, valorizando a rede de cooperação para a melhoria de políticas efetivas e da conservação da riqueza biológica dessas Unidades. Trazemos para o ciclo de palestras um debate amplo sobre as questões relativas a governança, restauração, o uso público, gênero, proteção da biodiversidade e dos povos tradicionais, são muitas nuances e desafios nessa área,” afirma Andrea de Oliveira, presidente do Instituto Çarakura.

No Seminário será discutido o panorama atual da gestão das unidades de conservação e, posteriormente, elaborado um documento técnico que será levado ao Congresso Mundial de Conservação da Natureza (IUCN - World Conservation Congress, a ser realizado entre os dias 1 a 10 de Setembro 2016). Trata-se do evento internacional mais importante sobre o tema. Diretrizes e metas globais acerca da conservação da natureza para os próximos quatro anos serão definidos no Congresso.

Gestores de órgãos federais, estaduais, municipais, técnicos, profissionais liberais, empreendedores, educadores ambientais, ambientalistas, estudantes e usuários das unidades de conservação correspondem ao público-alvo do evento. Interessados em participar devem fazer a inscrição pelo site  do Instituto Çarakura (em breve) ou no local do evento.

Há, também, oportunidade para quem quiser ser voluntário durante os dois dias de atividades.Neste caso, os interessados devem entrar em contato com a organização do evento, por meio do eventos.carakura@gmail.com.

Sobre as instituições organizadoras do 3º Seminário de Gestão e Criação de Unidades de Conservação

Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb)

O Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) vinculado ao Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC- UFSC) visa a promoção da educação ambiental, conservação dos recursos naturais e implantação de tecnologias sociais. O NEAmb, através de metodologias participativas e interdisciplinares, incentiva a cooperação e o envolvimento das comunidades, além de capacitar estudantes e técnicos do poder público e iniciativa privada. Saiba mais: http://www.neamb.ufsc.br/

Instituto Çarakura

O Instituto Çarakura é uma organização não governamental (ONG) que atua há mais de dez anos na temática socioambiental. Em 2007 foi categorizado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), título reconhecido pelo Ministério da Justiça. O Içara é formado por profissionais multidisciplinares e tem como missão desenvolver projetos, práticas pedagógicas e pesquisas que envolvam a sociedade em atividades éticas ligadas ao uso sustentável dos recursos naturais, proteção e recuperação ambiental e cultura da paz. Saiba mais:http://www.institutocarakura.

SERVIÇO

O QUÊ: 3º Seminário de Gestão e Criação de Unidades de Conservação

QUANDO: 18 de Agosto

ONDE: Centro Socioeconômico CSE- UFSC.

R. Eng. Agronômo Andrei Cristian Ferreira, s/n - Trindade, Florianópolis – SC.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

CONTATOS: Instituto Çarakura

Site: http://www.institutocarakura.

Telefone: (48) 3338 8722

Email: eventos.carakura@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/carakura.

Texto escrito pela jornalista Marina Guedes.

Comentários

Adicionar comentário