Instituto ÇaraKura

Carregando...
Redes sociais:
RSS

Indicar página

Reserva ÇaraKura - RPPN

Projeto de Implementação de Unidade de Conservação no Sítio ÇaraKura

Reserva ÇaraKura - Patrimônio da Natureza”

Este projeto prevê a implementação de uma Unidade de Conservação na categoria RPPN “Reserva Particular de Patrimônio Natural”, no Sítio ÇaraKura, sede do Instituto ÇaraKura, com o objetivo de assegurar a preservação da biodiversidade desta porção do Bioma Mata Atlântica. Para realização deste projeto, o Instituto conta com o fundamental apoio  NEAmb (Núcleo de Educação Ambiental do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina), o qual facilita o envolvimento da universidade na formação dos grupos temáticos. Há também o apoio diferentes departamentos, fundamentais colaboradores na elaboração e implementação do Plano de Manejo da futura Reserva ÇaraKura.

A  Unidade de Conservação na categoria RPPN – “Reserva Particular do Patrimônio Natural”, tem o objetivo de assegurar a preservação da biodiversidade desta ameaçada porção da Mata Atlântica, do Caminho Histórico Ratones/Costa da Lagoa e da identidade rural do Distrito de Ratones, que é amplamente ameaçado pela especulação imobiliária.

Além da criação da RPPN, que é um ato voluntário do proprietário da terra, o Sítio ÇaraKura também está em processo de averbação da Reserva Legal, que nos termos do Código Florestal obriga os proprietários rurais a preservarem ou a recomporem (em caso de devastação total da mata nativa) uma determinada área de suas propriedades, visando assegurar a biodiversidade e diminuir os riscos ao meio ambiente.

   

 

 

Comentários

Adicionar comentário