Instituto ÇaraKura

Carregando...
Redes sociais:
RSS

Indicar página

Programa de Voluntariado

O programa Permanente de Voluntariado do Instituto ÇaraKura, fundamentado na lei  n. 9.608/98 que dispõe sobre o serviço voluntário, é uma ação praticada nos princípios da economia solidária e não conta com o apoio financeiro de empresas, governo ou qualquer tipo de patrocínio. O programa é mantido pelos próprios participantes; pela instituição anfitriã e por sua equipe que também trabalha voluntariamente manifestando a dinâmica necessária para promover o aprendizado vivencial, objetivo principal do projeto. Desta forma mantemos viva esta prática que já vem sendo realizada a 9 anos pelo Instituto ÇaraKura. 

Contribuição:

Para adesão ao programa de voluntariado sugerimos uma contribuição mínima de 15 reais para o auxilio parcial dos custos a 50 reais ao dia, valor ideal para quem deseja assumir integralmente os custos de alimentação e hospedagem e ainda contribuir com o programa possibilitando a inclusão de participantes que necessitam da isenção da taxa.  Graças a esta contribuição mantemos uma alimentação de excelente qualidade, um espaço simples e aconchegante  e a inclusão de dezenas de pessoas dos mais diversos lugares do mundo que participam do programa anualmente e compartilham da harmonia do espaço, do aprendizado vivencial e da companhia dos que aqui vivem.

Para adesão ao Programa é necessário o preenchimento da ficha de inscrição, a qual encontra-se disponível no site. A permanência mínima é de 10 dias e máxima de 30 dias, havendo possibilidade de ampliar o período mediante acordo entre as partes.

 

 O que trazer: roupas de cama (saco de dormir ou lençol e fronha), roupas de banho, lanterna, repelente, roupas e calçados simples adequados para o trabalho, chinelo, luvas de borracha (tipo doméstica) ou de  pano (para os trabalhos agrícolas), capa de chuva, chinelo ou pantufa para uso exclusivo dentro da casa.


Observações:

·         O alojamento é coletivo

·         A alimentação é vegetariana (com opções ovo-lacto), priorizando a utilização de  matéria prima orgânica e integral

·         Sugerimos as pessoas que possuem habito de alimentarem-se entre as 3 principais refeições, que tragam  lanchinhos complementares.

·         Não disponibilizamos computadores e o uso da internet deve ser respeitado sendo possível acessar das 18:30H as 20:30 H

·         É essencial: acordar cedo, ter disposição para as tarefas e integrar-se as rotinas de manutenção dos espaços coletivos.

·         É essencial que se leia atentamente a Cartilha de Princípios de Convivência 

·         NÃO É PERMITIDO o consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e substâncias ilícitas nas dependências ou no entorno do Sítio ÇaraKura durante o programa de voluntariado.

·         Busquem chegar antes do anoitecer

·         Qualquer dúvida ou demanda especial, por gentileza, nos comunique!

 

Perfil do voluntário:

-  Boa disposição para o serviço altruísta;

-  Gostar de acordar cedo;

-  Vontade de aprender;

-  Amor à natureza;

-  Facilidade para trabalhos em grupo;

-  Boa saúde e alegria;

-  Buscar pelo auto-conhecimento

-  Disposição para vivencia comunitária.

Ritmo diário do sítio:

A rotina de trabalho é em média de 7 horas/dia, com atividades diversas e de acordo com as condições climáticas.

O despertar é às 6:30 da manhã, das 7:00 as 8:00 tarefa grupal, seguido pelo desjejum as 8:15, almoço 12:30 e jantar às 19:30..

É importante que o voluntário esteja consciente das tarefas da vida coletiva e esforçar-se para se adaptar ao ritmo proposto.

 

Inscrição:

Para realizar sua inscrição no Programa de Voluntariado leia atentamente a Cartilha do Voluntário - Princípios de Convivência (download ao lado) e nos encaminhe via e-mail (carakura.instituto@gmail.com) a Ficha do Voluntário preenchida (download também ao lado!)  para que possamos nos organizar com as datas!

Comentários

Adicionar comentário
renato carneiro (06/11/2010 00:00)
tudo muito interesante